quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jane Austen, o guarda-chuva, a chuva e os ingleses

Guarda-chuva com a estampa de Jane Austen
     Minha ideia a princípio, foi fazer todo o assunto sobre guarda-chuvas em um único post, mas achei um pouco longo. Quando publiquei o post O guarda-chuva nas obras de Jane Austen, Raquel Sallaberry  deixou um comentário sobre outras poucas passagens em que o guarda-chuva é citado nas obras de Jane Austen, entre elas, uma (que eu não me lembrava) em que o Cap. Wentworth oferece um guarda-chuva a Anne Elliot, que também me inspirou em um post, (dentro de alguns dias). Por enquanto, publico o restante do assunto. Curiosidades... Pra quem gosta das coisas da terra da rainha acho que é "legal" saber.    
     
     Apesar de Londres ter fama de chuvosa, é a cidade mais seca do Reino Unido. Acumula apenas 583 mm de chuva por ano enquanto Glasgow (capital da Escócia) chega aos 1205 mm ao ano. 
  Mas os londrinos sempre carregam os seus impecáveis guarda-chuvas... Por quê? 
     O clima no Reino Unido é muito instável. É possível que chova a qualquer hora em qualquer lugar do país, sem que os meteorologistas tenham previsto precipitações. Em Londres, apesar de chover quase todos os dias, é comum que isso não passe de uma garoa. Assim, no fim do mês, a soma da água que cai parece não fazer jus à fama da cidade. É por isso que todo bom londrino só sai de casa carregando um guarda-chuva. 
     O comércio da cidade tira proveito da situação. Dos tradicionais aos mais modernos, há opções para todos os gostos: 
     Uma das mais antigas e tradicionais fábricas de guarda-chuvas de Londres é a Swaine Adeney Brigg,
que está no mercado desde 1863 e se especializou em artigos de luxo e feitos à mão, tornando seus produtos bem salgados ao consumidor. A Briggs não vive só de guarda-chuvas e é de sua autoria o famoso chapéu utilizado por "Indiana Jones" no cinema. 
  As chuvas londrinas quase sempre são acompanhadas por vento e neste caso os guarda-chuvas feitos pela Fulton, agüentam rajadas de até 125 km/h. 
      Desde 1850 a família Smith trabalha em uma agitada rua de Londres em uma loja no estilo vitoriano que praticamente não mudou. 
   Os guarda-chuvas são feitos à mão e personalizados. O cliente pode escolher cor, modelo e ainda gravar o nome. O primeiro, ilustrando Jane Austen está a venda na Amazon. Coisa de ingleses!

Fotos e fontes:
janeausteninvermont.wordpress.com
janitesonthejames.blogspot.com.br
lulabulle.neufdecoeur.com
myprideandprejudice.com
oakthriftumbrellas.com
historynetshop.com
guiadoscuriosos.com.br
mollands.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!