sábado, 3 de março de 2012

O piano de Jane Austen


Piano semelhante ao que Jane Austen possuia
    Jane Austen, considerada a maior escritora inglesa (apenas depois de Shakespeare ) também tinha o piano em alta estima. 
  Consta que iniciou seus estudos no instrumento com a idade de nove anos, com Cassandra sua irmã e grande amiga. Elas freqüentaram a Escola de Abbey em Reading, da primavera de 1785, até o inverno de 1786. No entanto, os Austens não possuíam piano e acabaram tendo que pedir um emprestado a uma prima, para poderem praticar. 
    Utilizaram os livros que a Sra. Austen possuía quando criança no período de 1780 a 1790 e então Jane copiou e organizou os volumes que estão na posse do Jane Austen Memorial Trust.
Manuscritos de Jane Austen
     Quando a situação financeira da família Austen melhorou, um piano foi comprado e Jane teve aulas com um professor, organista assistente da Catedral de Winchester, mas após a mudança para Bath (1801) em virtude da rápida aposentadoria do Sr. Austen o piano de Jane teve que ser vendido. 

Primeira residência da família Austen em Bath
     Não há registros de que houve pianos em nenhuma casa em que residiram em Bath e tudo leva a crer, que a falta de um piano e de um jardim, desempenharam um papel importante em sua depressão e um declínio em sua produção literária durante este período. 
     A mudança para Southampton, em 1807, trouxe muita alegria para Jane. 
     Apesar de a casa não estar em excelente estado de conservação, tinha um grande jardim e ela pode finalmente obter um piano (parece ter sido um piano Stodart) como mostra um trecho de uma carta de Jane para Cassandra, escrita em 27 de dezembro de 1808: 
...yes, yes, we wil have a pianoforte, as good as can be got for thirty guineas, and I will pratice country dances, that we may have some amusement for our nephews and nieces, when we have the pleasure of their company. 
...sim, sim, nós teremos um piano, tão bom quanto pode ser obtido por trinta guinéus (primeira moeda de ouro britânica feita à máquina extinta em 1813) e eu vou praticar danças folclóricas do país e poderemos ter alguma diversão para nossos sobrinhos e sobrinhas quando tivermos o prazer da companhia deles. (livre tradução)
Casa onde viveu Jane Austen em Chawton, atualmente Jane Austen House Museum.  

    Pois é, é pra ver como um jardim e música de qualidade é fonte de inspiração...

Fontes literárias:
  • Austen-Leigh. W and R.A. and Le Faye D. Jane Austen - A Family Record. The British Library. London 1989 pp53-55. 
  • Tomalin, Claire. Jane Austen - A life. Penguin Books London 2000 p62. 
  • Austen, Jane. My Dear Cassandra. Penelope Hughes-Roberts (Ed) Collins and Brown. London 1994 p74.
  • www.jasa.net.au 

Fotos: www.livingliteratura.co.uk, www.austenonly.com, www.rippleefects.wordpress.com, www.janeaustenworld.wordpress.com

2 comentários:

  1. ApdDeus Patri,

    Que incrível, justo ontem tive o prazer de ver o filme Orgulho e Preconceito, inspirado no livro da Jane Austen... olha que faz pelo menos uns 10 anos que li o livro e ainda me lembrava dos detalhes quando vi o filme. Realmente as obras literarias de Jane Austen são muito bonitas.
    Beijos, Faby

    ResponderExcluir
  2. Amém, Faby. Que interessante! Sem dúvida são muito bonitas e realistas, que época bonita, não é? Mas acho que não devia ser nada fácil pra nós mulheres viver numa sociedade como aquela! Melhor ler os livros! Rsrs. Fiquei honrada em receber um comentário do outro lado do Atlântico, rsrsr. Obrigada!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!