sexta-feira, 30 de março de 2012

Lições de vida das grandes heroínas da literatura

      Há dois dias atrás fiz um post por ter encontrado na mesma página, no site da Editora Record um livro de Jane Austen e um de Laura Ingalls Wilder, duas grandes escritoras.  Ontem descobri este livro da escritora Erin Blakemore: "Lições de vida das grandes heroínas da literatura - de Jane Austen a Laura Ingalls Wilder" (o título completo é visto nas edições em inglês). Me surpreendi e achei muito interessante.
    Ela estudou a fundo as situações vividas pelas personagens principais de grandes romances e selecionou os melhores ensinamentos trazidos por elas. O resultado, é o livro "Lições de Vida das Grandes Heroínas da Literatura" (Casa da Palavra, 2012). 
Erin Blakemore 
       Entre as escolhidas estão, Scarlett O'Hara, de "O Vento Levou", escrito por Margaret Mitchell, Celie, de "A Cor Púrpura", obra de Alice Walker, Lizzy Bennet, de "Orgulho e Preconceito", clássico de Jane Austen, Mary Lennox, "O Sol é Para Todos", de Harper Lee, "O Longo Inverno", de Laura Ingalls Wilder, "Jane Eyre", de Charlotte Brontë, "Anne" , de Lucy Maud Montgomery, "O Jardim Secreto", assinado por Frances Hodgson Burnett, em um total de 12 protagonistas. Todos os títulos da seleção foram criados por mulheres. 
Edição em inglês
     Na publicação, cada heroína é associada a uma qualidade. Scarlett O'Hara, por exemplo, simboliza a luta. Celie, a dignidade. Lizzy Bennet, a indentidade. Mary Lennox, a mágica. Além do texto da autora, os capítulos trazem trechos de momentos-chave das obras, com grandes lições de vida.

Edição em inglês brochura (paperback).

     O universo literário está repleto de heroínas inteligentes e destemidas que ganharam vida nas mãos de celebradas autoras. Assim como as mulheres de hoje, elas valorizavam sua personalidade, espiritualidade, carreira, amizade e família, deram força às suas opiniões diante de momentos difíceis, às vezes com palavras, outras vezes com atos de coragem. Para mulheres de todas as idades.

Fonte:

4 comentários:

  1. Patrícia,

    somente hoje dei-me conta que não publiquei a nota sobre a música de S&S... estou ficando pateta por demais!

    Ficará para o início da semana.

    Mas o “Lições de vida” já está lá. Muito obrigada pela indicação e um ótimo final de semana para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raquel. Estou ansiosa pra ler esse livro...Ótimo fim de semana. Abçs.

      Excluir
  2. Patricia,

    Fiquei muito feliz por ter lido meu texto no meu blog e ter comentado! Que legal! Seu blog é ótimo, adorei!! Preciso ler aos poucos, pq tem boas coisas! É sempre bom aprender mais, né?
    Vou te seguir aqui e colocar vc na minha lista de blogs, assim fica mais fácil de ver as suas atualizações!
    Beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Patrícia. Não disse que tínhamos mais coisas em comum do que simplesmente o nome?! Obrigada por ter comentado, vou viajar pelo seu blog também. Bjos.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!